Sempre preferi desenhar no papel. Qualquer coisa, mesmo que depois eu finalize no computador, é primeiro rascunhada no papel. Depois do rough pronto eu escolho a melhro forma de finalizar o desenho.
Para o Viabirá eu sempre escaneio o desenho e cubro com traços no illustrator. Mas mesmo usando uma tablet Wacom, sempre achei o traço muito irregular. Na tablet não dá para desenhar exatamente como no papel. O traço sai muito irregular porque a superfície da tablet é mais lisa do que o papel e a tablet não perdoa nem uma tremidinha da mão.
Assim eu faço o traço no Illustrator para definir a diferença de espessura (para ficar mais próximo de uma arte-final com nanquim e bico de pena) e depois edito os nós do traço. Mas isso leva uma eternidade, embora o resultado fique muito bom.
Eu eu nunca consegui um resultado melhor de outra forma. Foi aí que eu encontrei o Brian Denhan. Ou melhor, seu blog (www.illcraft.com), onde ele demonstra com vários detalhes como ele usa o Illustrator para desenhar histórias em quadrinhos. O resultado é fantástico. mandei um e-mail a ele e depois de ver todo o material que ele disponibilizou resolvi tentar desenhar tudo no Illustrator.
Assim saiu esse Godoy, que é o meu tigre-dentes-de-sabre, parodiando o À Prova de Tudo. Eu usei o Photoshop para colorir.
2 comentários:
Muito bom o resultado. Quais pincéis vc recomenda?
Olá Ton!, obrigado. Eu não uso nenhum pincel específico, isso depende muito do tipo do trabalho e do resultado que se pretende obter.
Essa ilustração eu só usei os pincéis básicos do photoshop (com a borda mais esfumaçada). Quando quero algum resultado diferente eu costumo criar o pincel (ou "brush"). Por exemplo para fazer nuvens, uso tons de cinza, para bolhas faço as bordas mais contrastadas e por aí vai.
Postar um comentário