29.9.10

Fotos e afins

Eu sempre gostei de fotografia e durante a faculdade tive a oportunidade de me aprimorar um pouco mais no assunto. Isso porque 3 dos cinco integrantes do meu grupo eram fanáticos por fotografia e ainda havia um quarto integrante que gostava mas que não praticava muito.

Eu mesmo não conseguia fotografar tanto quanto queria porque tinha que comprar o filme (tinha um tipo específico para cada ocasião), depois revelar e ampliar as fotos. E aí ver se alguma ficou boa.

Não consegui acompanhar a evolução do equipamento fotográfico, devido a questões meramente financeiras, mas procurei ler o que pude e fotografar o quanto foi possível. até que a minha máquina, que foi do meu pai, resolveu encrencar e 90% das fotos que fiz em um evento simplesmente não saíram. Não foi erro de ajuste da máquina, algumas vezes a cortina simplesmente não abriu. Ou não fechou.

Ganhei uma Cybershot e passei a fotografar com ela. O que tirou a maior parte da graça, porque nela tudo é automático, não faço nada a não ser apontar e apertar um botão.

Mas finalmente consegui uma 30D da Canon. Usada, de um amigo que é fotógrafo profissional (podem ver o trabalho dele aqui www.vernaglia.com.br) e está trocando o equipamento.

A primeira coisa que fiz foi ler o manual, fiz algumas fotos em casa para testar e tudo parecia o mesmo. Com exceção de alguns controles que ficavam no corpo da lente e agora são ajustados no corpo da máquina.

Grande engano. Fui à Adventure Sports Fair e me vi, várias vezes, recorrendo ao modo totalmente automático para garantir o registro da cena.

Muita coisa mudou nesse tempo em que fiquei acomodado com a Cybershot. Agora temos muito mais funções ao nosso dispor e sempre existe uma adequada à situação onde você se encontra. Algumas contas que eu fazia de cabeça para obter os valores de velocidade de abertura ou abertura do diafragma, já não servem mais, tenho que me adaptar.

Para quem começa agora, algumas regras (a maior parte delas na verdade) ainda valem. Visitar foruns de fotografia e fazer alguns cursos sempre é válido. No ramo publicitário, muitas vezes eu me vi em situações que a minha capacidade de produzir fotos (mesmo que fossem com uma cybershot) me salvaram o dia.

A melhor solução, claro, é contratar um fotógrafo experiente. Mas como você vai coordenar o trabalho dele se não tiver ao menos uma noção do que está sendo feito?

Aproveitem uma visita ao Jardim Botânico, ao Parque do Ibirapuera ou mesmo na sua vizinhança para fazer algumas fotos. Procurem ângulos diferentes. Exercitem o olho. Isso ajuda muito quando você quer ser diretor de arte.

Nenhum comentário: