13.9.10

Referência bibliográfica

Às vezes eu fico espantando quando vejo que li poucos livros no meu curso de graduação. Temos sempre aqueles livros obrigatórios, Kotler e cia, alguns de arte outros de assuntos variados. Mas nunca os li com muito interesse.

O que foi uma pena porque o conteúdo deles é muito rico. Claro que isso é a minha visão atual, depois de 10 anos de prática e leituras diversas (sempre li muito em sites e blogs), porque na época da faculdade não entendia muito bem a aplicação prática de algumas teorias.

Hoje já consigo entender melhor o conteúdo dos livros do Kotler, Chiavenato, Peters, e outros tantos que fazem do marketing seu meio de vida. Para direção de arte, li alguns sobre direção de arte mas nunca achei nenhum que fosse uma bíblia. Sempre gostei mais de ver o que faziam lá fora, ver alguns livros de arte e coletâneas de artes gráficas.

Mas o meu foco atual é marketing, fiz uma pós em gerenciamento de marketing empresarial, com especializalção em CRM, outro tema que me atrai muito. E como atualmente estou prestando consultoria, livros sobre outros assuntos correlatos são interessantes.

Faz algum tempo que comprei (mais precisamente em 17/04/2010)e devorei um livro chamado "O Livro Negro do Empreendedor" - Fernando Trias de Bes (Editora Best Seller). Ia comentar o livro aqui logo em seguida, mas fiquei tão embasbacado com o conteúdo que acabei esquecendo.

Nesse livro o autor elenca vários fatores que levam os empreendedores ao insucesso. Ele divide o livro em 14 assaltos, tal qual numa luta de boxe (a analogia é esta mesmo) e demonstra que muitas das situações, que julgamos imutáveis, são na verdade escolhas que devem ser muito bem pensadas.

Esse é um livro que eu encontrei sem querer, fuçando na Saraiva enquanto as minhas filhas procuravam coisas de seu interesse. É rápido de ler e baratinho.

Indico a todos os que pretendem abrir um negócio, trabalhar com consultoria para pequenas e médias empresas, ou mesmo que já trabalhem em uma empresa de qualquer porte, pois ajuda a entender algumas coisas que acontecem no "andar de cima". Ao menos, dá uma ideia!

Um comentário:

Alex disse...

http://olivronegrodoempreendedor.blogspot.com/

muito bom mesmo da uma olhada de novo
um dos melhores livros de empreendedorismo